video

Incêndios, pragas e alterações climáticas são, para as associações ambientalistas, as principais ameaças à floresta, que ocupa 40 por cento do território português. O Ano Internacional das Florestas tem como objectivo a promoção da conservação das florestas em todo o mundo, tal como a sensibilização da população para o papel que as florestas desempenham no desenvolvimento global sustentável.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Ameaças à Floresta: Abate de árvores, Secas, Incêndios...


Os incêndios constituem uma gravíssima ameaça à floresta na Região Autónoma da Madeira, que compromete a sustentabilidade económica e social da Região. Estando não só em causa a sustentabilidade da floresta, mas também o conjunto da realidade económica e social, a Região deverá mobilizar todos os meios e realizar todos os esforços para que se efective uma mobilizadora e inovadora resposta regional ante um problema de vital importância para a RAM.
O problema associado ao abate de árvores é o abate desregrado e desenfreado e a ambição pelas áreas ardidas e matéria-prima. Se após o abate de árvores o terreno for abandonado, a reposição do equilíbrio pode demorar décadas, ou mesmo milénios. Se não forem tomadas medidas drásticas, cerca de um sexto das florestas mundiais desaparecerá até 2030.
As árvores são abatidas para construção de habitações, zonas de lazer (por exemplo, estâncias de golfe ou caça grossa) ou estâncias turísticas, muitas vezes sem um projecto de impacte ambiental devidamente formulado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Achei a exposição: