video

Incêndios, pragas e alterações climáticas são, para as associações ambientalistas, as principais ameaças à floresta, que ocupa 40 por cento do território português. O Ano Internacional das Florestas tem como objectivo a promoção da conservação das florestas em todo o mundo, tal como a sensibilização da população para o papel que as florestas desempenham no desenvolvimento global sustentável.

sábado, 15 de janeiro de 2011

A Floresta e os recursos hídricos

 O que são recursos hídricos?
São águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou de bacia.
Recursos hídricos subterrâneos -> São os que dizem respeito ao componente menos visível do ciclo da água. Após a precipitação, a água pode voltar de novo á atmosfera, por evaporação, e assim pode escoar superficialmente.
Recursos hídricos superficiais -> Delimitação regional e rede hidrográfica do município, afluências e cheias, utilização actual das águas e perspectivas futuras, qualidade das águas e sua protecção.



Vegetação Ripária
A floresta riparia é uma formação vegetal localizada nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes. É também chamada de mata, floresta de galeria ou floresta aluvial. Possui diversas funções ambientais que para serem mantidas exigem a preservação de uma extensão mínima continua. Estas florestas fornecem alimentos e abrigos e representam o habitat de importante parcela de fauna aquática e terrestre sendo, portanto, fundamentais para a manutenção da biodiversidade.
Helena e Diana 9ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário

Achei a exposição: